Atendimentos

 

 

Sobre a Psicoterapia Existencial


"É preciso ter um caos dentro de si
para dar à luz uma estrela cintilante ".
F. Nietzsche (Assim falou Zaratustra)


A condição humana nos impõe o contato com todo tipo de vivência possível, da mais tranquila até a mais contraditória. E nesse processo, a angústia se faz presente, muitas vezes de forma insuportável. É preciso, então, compreender aquilo que se aloja em nossa vida sem pedir licença, fazendo-nos restringir nossas vivências.


Isso é possível a partir da Psicoterapia Existencial, que se configura como uma proposta de atendimento psicológico que valoriza a vivência, a liberdade e a responsabilidade da pessoa, fazendo-a assumir uma postura ativa em seu processo psicoterápico, para encontrar novas formas de relação consigo, com os outros e com o mundo.


A Psicoterapia Existencial é a busca da compreensão de sua história de vida, é o desvelamento de novos significados a acontecimentos passados ​​e presentes, é a possibilidade de construção de caminhos mais amplos e abrangentes, plenos de sentido.

 

 

Arteterapia

 

"Que a arte nos aponte uma resposta

mesmo que ela não saiba

e que ninguém a tente complicar

porque é preciso simplicidade pra fazê-la florescer.”

Trecho da música “Metade”,

Oswaldo Montenegro

 

 

A Arteterapia é uma proposta terapêutica para se trabalhar aspectos emocionais a partir do uso da arte, nas suas diversas expressões: pintura, escultura, música, teatro, colagem, tecelagem, entre outras.

 

A utilização de recursos arteterapêuticos favorece a busca pelo autoconhecimento, a ampliação de consciência e o desenvolvimento pessoal. Segundo Janie Rhyne, arteterapeuta americana, “o valor terapêutico da atividade artística está tanto no processo de criação quanto nas possibilidades de reflexões e elaborações posteriores sobre os trabalhos realizados”.

 

Dessa forma, a arte se apresenta como a porta de entrada para a subjetividade, permitindo que cada pessoa expresse seus conteúdos de forma espontânea, sem se preocupar com a questão estética.

 

Com a linguagem simbólica oferecida pela arte, a pessoa pode trabalhar com suas questões de diversas maneiras: construindo, desconstruindo, ampliando, recortando, moldando formas novas, enfim, tudo aquilo que sua criatividade permitir!

 

No Espaço Cuidar, oferecemos atendimento terapêutico nessa abordagem. Para mais informações, entre em contato conosco.

 

 

O que é Orientação Vocacional?

 

O tempo todo somos solicitados a escolher . desde as escolhas mais simples e triviais – que roupa vou colocar, o que vou comer – até as mais complexas – quais as minhas prioridades na vida? Que profissão quero seguir?

 

Momentos de escolha geram incertezas, dúvidas e angústias.  E um desses momentos é justamente o da escolha profissional.

 

O programa de Orientação Vocacional do Espaço Cuidar foi desenvolvido para que as pessoas que estão nessa fase possam aprender a escolher, possam descobrir quais os seus recursos internos, os seus interesses, possam pensar nas questões relativas ao mercado de trabalho e, assim, decidir por uma profissão que faça sentido e corresponda ao seu modo de ser.

 

Como Orientadora Vocacional, pretendo estabelecer uma parceria de trabalho com foco na busca pelo autoconhecimento do orientando e elaboração desses conflitos tão presentes no momento de uma escolha.

 

Mais do que chegar a uma escolha, nosso objetivo é trilhar um caminho onde o orientando aprenda a escolher. 
Para isso, a Orientação Vocacional oferece um ESPAÇO DE REFLEXÃO no qual você possa olhar para si, se conhecer e reconhecer.
O programa é dividido em três momento:
Primeira fase: Autoconhecimento – todas as atividades desenvolvidas tem como foco a busca por uma compreensão mais ampla sobre o modo de ser do orientando (interesses, habilidades, valores e aspirações, história de vida).
Segunda fase: Mercado de trabalho e profissões possíveis – abordamos, nesse momento, questões relevantes ao mercado de trabalho e buscamos o maior número possível de informações sobre as profissões.
Terceira fase: A escolha, propriamente dita – ao chegar nessa fase, espera-se que o orientando compreenda a importância de fazer uma escolha baseada em seu modo de ser, e a partir das informações obtidas ao longo de todo processo. Esse caminho possibilita a elaboração das angústias próprias desse momento, o esclarecimento de dúvidas e a conscientização das influências que podem estar presentes na hora da decisão. Dessa forma, a escolha autêntica é a consequência de uma jornada de autoconhecimento e descobertas que estarão presentes sempre, em cada momento de sua vida!

 

O programa de OV pode ser feito individualmente ou em grupo.
São doze sessões com uma hora de duração (trabalho individual) ou duas horas de duração (trabalho em grupo).


Para agendamento ou mais informações, escreva para espacocuidar@gmail.com