Acupuntura e Florais de Bach
Vamos falar sobre Medicina Tradicional Chinesa, Acupuntura, Florais de Bach e outras coisinhas mais...
Inauguro esse espaço aqui para compartilhar com vocês uma nova fase da minha caminhada de estudos e formação – iniciei um curso de pós-graduação em Medicina Tradicional Chinesa há cinco meses, mas meu encantamento com a MTC já vem de longa data!
Desde 2010, quando tive sérios problemas na coluna, por conta de uma hérnia de disco localizada na L4/L5. A dor era insuportável e estava me enlouquecendo. Todos os médicos diziam que era indicação cirúrgica, até que encontrei um que me falou sobre a Acupuntura. Aceitei na hora, afinal, quem quer fazer uma cirurgia na coluna?! E foi assim o meu primeiro contato com a MTC, “Amor à primeira vista”.
Fiz o tratamento. Não senti mais dor, parei de tomar os remédios e não precisei me submeter à cirurgia. Comecei a pesquisar mais sobre essa medicina tão antiga, que foi tão fundamental para a minha melhora, e quanto mais eu estudava, mais encantada ficava com essa abordagem. Descobri que é um tratamento eficiente para dor, mas não é só isso! Acupuntura age nas nossas emoções, trazendo equilíbrio e bem-estar que geram saúde no sentido mais amplo do termo. E como psicóloga, isso muito me interessou!
A Acupuntura é apenas uma das áreas da Medicina Tradicional Chinesa. Outras áreas são: Dietoterapia, Massagem, Exercícios Físicos (Qigong, por exemplo), Fitoterapia.
A técnica da Acupuntura consiste no estímulo de pontos localizados na superfície (mas nem sempre!) da pele, através da inserção de agulhas, com o objetivo de harmonizar e desbloquear o fluxo de energia e sangue que circulam pelo nosso corpo, comandados pelos meridianos – os canais de energia. Para os que não são fãs das agulhas, existem outras formas de fazer o tratamento: é possível a utilização de ventosas, sementes (no caso da Aurículo), cristais radiônicos, massagens e até o calor proveniente da queima da moxa (preparada com erva artemísia).
A fundamentação da MTC é profunda e abrangente, e entrar nesse universo de compreensão é algo que surpreende, pois nos obriga a desconstruir todos os nossos conceitos ocidentais, principalmente sobre a fisiologia do corpo humano. Mas o que se apresenta é algo que faz tanto sentido, que compensa a angústia de deixar de lado todo conhecimento que você tinha até então! Na MTC fala-se sobre as funções energéticas de cada órgão, sobre os meridianos, que são os canais de energia que passa por todo nosso corpo, sobre a relação homem-natureza a partir da energia que está presente em tudo, absolutamente em tudo!
O Taoísmo fundamenta o pensamento da MTC. Taoísmo é uma tradição filosófica originária do Leste Asiático que enfatiza a vida em harmonia com o Tao. O termo chinês "Tao" significa "caminho", "via" ou "princípio”, e significa a fonte, a dinâmica e a força motriz por trás de tudo que existe. A partir daí temos as bases da MTC: a teoria do Yin e Yang, os cinco movimentos da natureza, a teoria das substâncias fundamentais, a compreensão dos Zang Fu (órgãos e vísceras), os fatores perversos (patológicos) que acometem o ser humano, e por aí vai!
Minha intenção é apresentar um pouco desse universo, dando ênfase às questões emocionais que geram desequilíbrios energéticos, como esses se manifestam e oferecer alguns caminhos possíveis para uma vida mais saudável.
E além da MTC, também quero apresentar o trabalho que venho realizando com os Florais de Bach. O que são, como agem no processo terapêutico, quais as vantagens de utilizá-los como tratamento complementar. Fiz minha formação como terapeuta floral no ano passado e tenho acompanhado pessoas em processo de autoconhecimento que utilizam os florais como complementares a esse processo, e os resultados são fantásticos! Pretendo dividir tudo isso aqui com vocês!
Os textos serão postados no Blog, assim a nossa interação fica mais fácil. Perguntas, comentários e sugestões serão bem-vidas!
Acredito que será um caminho muito produtivo! É sempre bom ampliarmos nossos horizontes para podermos crescer e nos aventurarmos mais conscientes ao longo da vida!