Leia nossa seleção de perguntas e respostas frequentes

 

 

 

  • O curso “Psicoterapia Fenomenológico-Existencial – dos fundamentos à prática” oferece respaldo prático para psicoterapia fenomenológica ou tem foco mais teórico?

  • A proposta do curso é traçar um caminho entre a teoria e a prática, a partir da abordagem fenomenológico-existencial. Mas sendo um curso à distância, nos preocupamos em aproximá-lo da prática através de pequenos relatos de casos clínicos no corpo do texto e estudo de casos no módulo final, sem prescindir da exposição das ideias que fundamentam o nosso trabalho. Portanto, o olhar voltado ao contexto clínico permeará todo o estudo. Situações e dúvidas frequentes surgidas na prática são abordadas. Porém, esse curso não exige horas de estágio supervisionado

 

  • Posso começar em qualquer dia ou preciso aguardar abertura de turmas?

  • É possível começar o curso no momento que quiser, pois para estudar, o aluno não depende de uma turma aberta, uma vez que cada um monta o seu horário de acordo com sua disponibilidade. Seguindo os passos descritos no link correspondente ao curso de interesse, o aluno recebe uma senha para acesar a plataforma EAD e inicial seus estudos. 

 

  • Quais os requisitos necessários para realizar os cursos de extensão?

  • Os cursos são destinados a psicólogos e estudantes de Psicologia que tenham interesse em ampliar os conhecimentos na abordagem Fenomenológico-Existencial.

  • Os cursos oferecem certificado?

  • Sim. O certificado é oferecido ao aluno que cumprir todos os módulos propostos, com suas respectivas avaliações

  • ​Qual o material oferecido pelos cursos?

  • O material fornecido em cada módulo é composto por apostilas, textos complementares, roteiro de leitura e proposta de avaliação. No roteiro de leitura, há indicação de alguns livros, embora sejam  importantes para o estudo, não serão cobrados na avaliação do curso. Dessa forma, o aluno poderá adiquiri-los com o tempo, de acordo com os seus interesses. Já os textos complementares são leitura obrigatória e compõem o material de cada módulo. 

  • Existe algum tempo mínimo ou máximo para realização dos cursos?

  • Não há tempo determinado para realização dos cursos. Isso dependerá do ritmo e da disponibilidade de tempo de cada aluno.

  • Tenho interesse em começar a estudar a abordagem Fenomenológico-Existencial e, portanto, fazer todos os cursos oferecidos. Por qual deles é preferível iniciar?

  • O curso que aborda especificamente os conceitos básicos e a prática é o mais indicado para quem quer começar o caminho na abordagem Fenomenológico-Existencial (Psicoterapia Fenomenológico-Existencial – dos fundamentos à prática). Porém, para quem já tiver algum conhecimento sobre essa vertente e quiser um tema mais específico, temos outros três cursos: um sobre psicoterapia infantil, outro sobre orientação vocacional e, por fim, o de somatização. Esses três cursos trazem, no primeiro módulo, um apanhado geral dos conceitos que fundamentam a abordagem.

  • Existe algum tempo mínimo ou máximo para realização dos cursos?

  • Não há tempo determinado para realização dos cursos. Isso dependerá do ritmo e da disponibilidade de tempo de cada aluno.

  • O valor do investimento refere-se a cada módulo ao curso completo?

  • O valor especificado é referente ao curso completo.

  • Durante o curso, há aulas presenciais?

  • Não há aulas presenciais, o curso é completamente à distância.

  • De que maneiras são esclarecidas as dúvidas que surgirem no decorrer do estudo?

  • As dúvidas são tiradas por e-mail.

  • Quanto ao material dos cursos de Psicoterapia Infantil e de Orientação Vocacional, são oferecidos testes psicológicos?

  • Não fazem parte do material do curso os testes psicológicos. Nós abordamos o tema, porém não damos ênfase à utilização dos mesmos, pois a partir da proposta fenomenológico-existencial trabalhamos por outras vias. Geralmente, a fundamentação teórica que acompanha os testes psicológicos conflita com os pontos principais propostos pela abordagem Fenomenológico-Existencial, o que torna inviável a utilização desse tipo de instrumento psicológico.

  • Uma vez que os testes psicológicos não são oferecidos no curso de Orientação Vocacional, quais os instrumentos de trabalho são apresentados? 

  • O curso oferece orientações para que cada aluno monte um projeto de orientação vocacional de acordo com a demanda identificada. Discutimos técnicas de dinâmica, vivências, atividades em grupo e individuais. São oferecidas atividades que nortearão o trabalho de OV em grupo ou individual. O curso enfatiza a reflexão sobre o processo de escolha e os modos de buscar informações profissionais. Várias dinâmicas e vivências são descritas, fornecendo um conjunto de recursos para consulta.

  • O curso de Orientação Vocacional oferece condições para uma atuação prática plena?

  • Nosso curso oferece instrumentos para que cada profissional monte seus próprios programas de Orientação Vocacional de acordo com seu público alvo. Por ser um curso de extensão, e à distância, temos a intenção de oferecer um número grande de recursos que poderão ser desenvolvidos nas atividades com os grupos ou individuais. Além dos recursos (dinâmicas, vivências, textos para serem discutidos com os jovens, etc.), também nos preocupamos em fundamentar o trabalho de OV dentro da perspectiva fenomenológico-existencial, oferecendo ao profissional um norte para guiar o desenvolvimento de sua compreensão acerca do trabalho desenvolvido.