«

»

jan 02

O Palhaço e o Psicanalista: como escutar os outros pode transformar vidas

Indico esse livro a todos os que se empenham em estar com o outro verdadeiramente, entender o que é dito, perceber os afetos que circulam em uma conversa, em um encontro de troca e de elaboração.

Poder refletir esses lugares – o da escuta e o da fala – que se intercambiam no diálogo, que muitas vezes causam estranheza e desconforto, bem como compreensão e pertencimento, é um grande desafio nos nossos tempos de mensagens rápidas no whatsapp, emojis intermináveis e ambivalentes, textos prontos enviados para uma lista impessoal, e por aí vai…

Mas, desafio aceito, inicia-se uma longa jornada de aproximação com aquilo que é mais próprio de cada pessoa – a sua essência. Tanto a essência de quem fala, quanto a de quem escuta. Por isso, o poder transformador proposto no título do livro.

Como é gostosa aquela conversa que nos acrescenta um novo conhecimento, um insight, um saber um pouco mais sobre quem está diante de nós e sobre nós mesmos. Pode ser concordando, discordando, pode ser falando de algo feliz ou triste… se soubermos escutar, sem prejulgamentos, sem disputas de ego, sem transformar o diálogo em um ringue, onde um saia vencedor, haverá sempre a possibilidade de somarmos ideias e experiências e sairmos mais ricos de cada encontro.

Um livro inspirador, certamente!

 

O Palhaço e o Psicanalista: como escutar os outros pode transformar vidas

Christian Dunker e Claudio Thebas

Planeta do Brasil

2019

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>